Recivil
Blog

Projeto de lei prevê licença-maternidade com duração de seis meses

A comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quinta-feira (8/2) a realização de uma audiência pública no dia 21 de março para debater o PL (Projeto de Lei) 281/05 que prevê a prorrogação da duração da licença-maternidade para seis meses – atualmente são quatro. O programa, que se chamará Empresa Cidadã, proporá incentivos fiscais a empresas que aderirem a medida.

De acordo com a assessoria do Senado, o projeto, da senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), tem como objetivo corrigir uma distorção. “Os programa sociais de saúde pública sempre informam sobre a importância da amamentação e incentivam as mulheres a amamentarem os filhos até os seis meses de idade. No entanto, a legislação não permite que as mães trabalhadoras fiquem com seus filhos durante todo esse período”, afirmou a senadora.

Segundo a parlamentar, o amamentar por seis meses estabelece laços afetivos do bebê com a mãe, o que vai possibilitar que a criança seja mais saudável, evitando, inclusive doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Para Patrícia, o investimento na primeira fase da infância contribui para que o país economize mais tarde em projetos sociais. A senadora cita como exemplo o gasto de cerca de R$ 300 milhões a cada ano com tratamentos de doenças respiratórias – enfermidades que, segundo ela, poderiam ser evitadas com a amamentação.

Para debater o tema serão convidados representantes da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), da CNI (Confederação Nacional da Indústria), da CNC (Confederação Nacional do Comércio) da Fersol e da Nestlé. Outra audiência pública deverá ser agendada para que o assunto seja discutido com representantes dos trabalhadores e da área de saúde.

Posts relacionados

Pagamentos de pensões por união estável crescem em Minas

Giovanna
4 anos ago

Titulares de cartório no Maranhão são afastados

Giovanna
12 anos ago

Judiciário de Rondônia realiza prova oral do concurso para serventias extrajudiciais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile