Recivil
Blog

Projeto de documentação “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” atende detentos de Recife

Recife (PE) – Nos dias 29 e 30 de junho, a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), no Recife (PE), recebeu o projeto de documentação “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”. Nos dois dias de mutirão, executados pela equipe de Projetos Sociais do Recivil foram atendidos mais de 300 internos. A emissão das certidões será realizada pelos registradores civis do Recife.


O objetivo do projeto é levar a documentação civil básica para os detentos de todos os estados da federação e assim, viabilizar o processo de inclusão dessas pessoas no processo de ressocialização e nas políticas para com os egressos.

 

Recife é o 10º estado a receber o Projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”


A iniciativa segundo o coordenador de assistência social do Depen, Leandro Garcia, não visa apenas o benefício e a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “O projeto é vinculado à cidadania. O reeducando e a sociedade ganham com essa ação”.


O projeto foi bem recebido pelo presidente da Anoreg-PE, Luiz Geraldo Correia. “Podem contar conosco, pois vamos enaltecer esse trabalho e temos perspectivas para a sua ampliação”, afirmou.


De acordo com o secretário-executivo de ressocialização, Cícero Rodrigues, e representantes parceiros que estiveram na unidade prisional, o projeto é fundamental para dar prosseguimento ao processo de reinserção social dos detentos, especialmente porque a penitenciária irá abrigar uma fábrica de alumínio e plástico, o que permitirá a contratação de 200 reeducandos no segmento de fabricação de esquadrias de metal.

 

Andrea Paixão (Coordenadora de Projetos Sociais do Recivil), Cícero Rodrigues (Secretário-executivo de Ressocialização), Luiz Geraldo Correia (Presidente da Anoreg-PE) e Leandro Garcia (coordenador de Assistência Social do Depen)


“Com a emissão de documentos, proporcionamos cidadania e temos a oportunidade de fortalecer a nossa missão que é a ressocialização”, ressaltou o secretário.


O “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” já atendeu outros nove estados e segue o modelo do projeto mineiro “Resgatando a Cidadania”, elaborado pelo Recivil e que, em dois anos, documentou mais de 25 mil detentos só em Minas Gerais.


O projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional é uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Anoreg-BR e o Recivil. Em maio de 2015, as três entidades assinaram um acordo de cooperação técnica para levar documentação civil básica às pessoas privadas de liberdade em todo o país. A execução do projeto é realizada pelo Recivil e custeada pelo Depen.


 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Rosangela Fernandes)

 

 

Posts relacionados

Projeto permite mudança de nome em caso de conflito com opção sexual

Giovanna
12 anos ago

Pleno elege nova Presidência do STJ, por aclamação

Giovanna
12 anos ago

Morte de servidor público gera pensão para companheiro mesmo sem declaração expressa da dependência econômica

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile