Recivil
Blog

Projeto cria lei para carimbos profissionais

Da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), o Projeto de Lei 4522/12 cria regras para a fabricação de carimbos de profissionais com profissão regulamentada. Pelo texto, o interessado deverá apresentar seu registro de inscrição junto ao órgão representativo e fiscalizador da profissão sempre que solicitar o produto.

Ainda conforme a proposta, o carimbo deverá ser solicitado diretamente pelo profissional interessado ou por procurador legal, com procuração registrada em cartório. Para a retirada do produto por terceiros a procuração também será exigida.

Penalidades
Estabelecimentos que descumprirem a lei ficarão sujeitos à multa de cinco salários mínimos. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro e, se ainda assim persistir a infração, o estabelecimento poderá ser fechado.

De acordo com Nilda Gondim, hoje se observa uma “enxurrada” de carimbos fraudulentos se espalhar pelo País. “Qualquer um pode procurar uma empresa do ramo e fazer o carimbo que quiser, com o nome de um médico conhecido, por exemplo, ou simplesmente inventado dados”, afirma.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-4522/2012

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

Itália reconhece adoção de criança por companheira da mãe biológica

Giovanna
10 anos ago

Escritórios ganham clientes com divórcio colaborativo nos EUA

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Ausência de outorga uxória – Art. 1.650 do Código Civil – Penhora de imóvel – Doação anterior em ação de divórcio – Ausência de averbação no cartório de registro de imóveis

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile