Recivil
Blog

Projeto amplia direito da mãe de registrar filho


A Câmara analisa o Projeto de Lei 817/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que amplia o direito da mulher no que se refere ao registro de nascimento do filho.

O texto altera a Lei de Registros Públicos (6.015/73). Pela lei, o pai deve registrar o filho no prazo de 15 dias. Em caso de falta ou impedimento do pai, a mãe terá o prazo de 45 dias para fazê-lo.

O projeto estabelece que o registro poderá ser feito pelo pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto, no prazo de 15 dias. No caso de falta ou impedimento de um dos dois, o outro terá prazo prorrogado por 45 dias para fazer o registro.

Bueno lembra que a Lei de Registros Públicos deve submeter-se à Constituição Federal, que prevê a igualdade entre homens e mulheres perante a lei.

A proposta é idêntica ao PL 898/07, do ex-deputado Fernando Coruja, que foi arquivada ao final da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.


Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:


Fonte: Site da Câmara dos Deputados

 

Posts relacionados

Artigo: O reconhecimento voluntário de filho socioafetivo – por Marcelo Salaroli de Oliveira

Giovanna
12 anos ago

Paraná lidera ranking de subregistro de crianças na Região Sul

Giovanna
12 anos ago

Execução contra devedor falecido antes da ação pode ser emendada para inclusão do espólio

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile