Recivil
Blog

Proibição de casamento gay na Virgínia é considerada inconstitucional

NORFOLK, Virgínia – Um juiz federal americano considerou inconstitucional a proibição do casamento homossexual no estado da Virgínia, após duas decisões similares em Utah e Oklahoma. A decisão, numa região considerada majoritariamente conservadora, foi considerada um grande revés apesar das emendas restritivas que ainda ecistem ao casamento gay no Sul americano.
 
O estado da Virgínia viola o direito “à igual proteção dos indivíduos garantida pela 14ª emenda” da Constituição, considerou a juíza Arenda Wright Allen.
 
“Nossa Constituição declara que todos os homens são iguais”, escreveu a juíza. “Certamente isso significa todos nós. O tribunal é obrigado a concluir que as leis sobre o casamento homossexual rejeitam de forma inconstitucional a liberdade fundamental dos gays e lésbicas da Virgínia de decidir se casar.”.
 
A sentença derruba uma emenda aprovada por eleitores do estado em 2006, assim como leis prévias e afirma que a Virgínia deve também respeitar casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em outros estados. Mas os opositores prometeram levar o caso ao tribunal de recursos.
 
A decisão da juíza surge depois de determinações similares nos estados de Oklahoma e Utah. Nos Estados Unidos, as leis que regulamentam o casamento correspondem aos estados. Trinta estados proíbem o casamento homossexual, mas outros 17 – entre eles a capital federal – o autorizam.


Fonte: O Globo
 
 

 

Posts relacionados

CNJ suspende prova discursiva em concurso para cartórios no Mato Grosso

Giovanna
12 anos ago

As mulheres estão fugindo do campo

Giovanna
12 anos ago

Portaria nº 4.769/CGJ/2017 – Determina a realização de Correição Extraordinária Parcial na Comarca de Caeté, para fiscalização dos serviços notariais e de registro

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile