Recivil
Blog

Primeiro casamento homoafetivo de BH será formalizado hoje

A Justiça autorizou a união no dia 26 de fevereiro.


Às 15h desta terça-feira (16), Belo Horizonte vai realizar o primeiro casamento homoafetivo. O consultor de negócios Carlos Eduardo Guimarães de Oliveira, 31 anos, e o analista de TI Jorge Chediack Miguel, 30, vão se unir no cartório do 2º Subdistrito de Registro Civil da capital mineira.
 
A decisão da Justiça veio no dia 26 de fevereiro deste ano, após dois anos e quatro meses de união estável. Carlos Eduardo explica que a certidão representa uma "grande realização" trazida por meio de muita luta. Ele conta ainda que não haverá uma cerimônia formal no cartório, apenas a entrega da certidão.
 
Morando juntos desde 2005, o casal celebra, também nesta terça-feira (16), o dia em que se conheceram, há sete anos. Para comemorar eles irão oferecer uma recepção para amigos e familiares depois que buscarem a certidão de casamento.
 
Esse é o primeiro caso de casamento civil homoafetivo na capital mineira a se tornar público desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a união homossexual à heterossexual, em maio de 2011. Em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, autorizações semelhantes vêm sendo concedidas há um ano e meio.



Fonte: Site Sou BH
 
 
 

Posts relacionados

Liminar derruba exigência de procuração em cartório para acessar dados fiscais na Receita

Giovanna
12 anos ago

Nova edição de Jurisprudência em Teses aborda bem de família

Giovanna
10 anos ago

Secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça fala sobre mediação nos cartórios e acesso à justiça

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile