Recivil
Blog

Presidente do Uruguai promulga lei que permite casamento entre pessoas do mesmo sexo

Uruguai se tornou o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento gay.

A lei que regulariza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Uruguai já é realidade. O presidente José Mujica promulgou nesta segunda-feira (06/05) a legislação, aprovada em abril pelo Congresso do país e que passará a valer a partir de 1 de agosto de 2013.

O texto aprovado traz a assinatura de Mujica e do ministro de Educação e Cultura, Ricardo Ehrlich. De acordo com o jornal uruguaio El País, o documento diz que o "matrimônio civil é a união permanente, nos termos da lei, de duas pessoas de distinto ou igual sexo" e modifica várias normas do Código Civil para igualar o casamento de heterossexuais e homossexuais.

O Uruguai se tornou o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento gay, após a Câmara dos Deputados local sancionar por 71 votos a favor e 21 contra um projeto de lei de "matrimônio igualitário" em 10 de abril passado. O texto já havia sido aprovado pelos senadores. 

A normativa, além de permitir a união entre pessoas do mesmo sexo, traz mudanças — tanto para casais hetero como homossexuais — em questões como divórcio, idade mínima para casamento, adoção e ordem dos sobrenomes dos filhos, que a partir de agora será livre escolha.


Fonte: Site Opera Mundi
 
 
 

Posts relacionados

Aspectos Trabalhistas e Sucessórios são debatidos no Conarci 2018

Giovanna
7 anos ago

TJMG publica edital para audiência pública de instalação da Correição Ordinária Geral da Comarca de Belo Horizonte

Giovanna
11 anos ago

CBF realiza Ata Notarial para dar fé pública em imbróglio sobre rebaixamento na Série A

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile