Recivil
Blog

Pré-adolescente terá dupla paternidade em registro civil

O juiz de Direito Sérgio Fernandes, da 2ª vara Cível de Indaiatuba/SP, reconheceu a possibilidade de um pré-adolescente ter seu registro civil alterado para a inclusão do pai socioafetivo na certidão, fazendo constar dupla paternidade.

 

O magistrado narra que o garoto, que já tem 11 anos, convive desde tenra idade com o pai afetivo, havendo um forte vínculo entre ambos. Nos autos, o pai biológico, inclusive, reconhece o fato.

 

Na decisão, o julgador destaca que a discussão quanto à matéria vem tomando corpo nos últimos anos e que a relevância da relação socioafetiva, que em certos pontos se sobrepõe à biológica, tem autorizado o reconhecimento de ambos os vínculos.

 

"Diante da realidade que se apresenta, de forma a privilegiar a dignidade, a igualdade e a identidade vê-se que o reconhecimento da dupla paternidade é imperativa, como forma de melhor atender aos interesses da criança."

 

Confira aqui a decisão.

 

 

Fonte: Migalhas

Posts relacionados

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Ação anulatória – Escritura pública de inventário e partilha, contendo cláusula de renúncia a direitos hereditários, e escritura de compra e venda – Validade do negócio

Giovanna
6 anos ago

A partir do dia 26 de agosto, a Casa da Moeda não aceitará novos pedidos no sistema

Giovanna
12 anos ago

Recomendação da Corregedoria do TJTO visa preservação de documentos do século XX

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile