Recivil
Blog

Posse coletiva no TJMG será em 29 de junho

A posse dos membros eleitos que vão assumir cargos de direção no Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) será em 29 de junho. O desembargador Herculano Rodrigues foi eleito pelo Tribunal Pleno do órgão para o cargo de presidente do TJMG; o desembargador Almeida Melo, para o cargo de 1º vice-presidente; o desembargador José Antonino Baía Borges, para o cargo de 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); o desembargador Manuel Saramago, para 3º vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores do TJMG; o desembargador Audebert Delage, para corregedor-geral de Justiça e a desembargadora Vanessa Verdolim, para vice-corregedora.

Após a eleição, que ocorreu em 23 de abril, o desembargador Herculano Rodrigues revelou que vai administrar com muita cautela já que vai conviver com limitações orçamentárias. Entre suas metas pretende priorizar investimentos na área de informática para que o processo eletrônico no Tribunal de Justiça agilize a prestação jurisdicional. “Se não investirmos na informatização não conseguiremos reduzir o acervo processual”.

O magistrado afirmou que o cargo que vai assumir é de grande responsabilidade principalmente porque o Poder Judiciário tem colhido, ultimamente, frutos de seus vícios e equívocos, o que, segundo ele, impõe a necessidade de correção da rota com muita determinação. “Temos que estabelecer um toque de ousadia para que magistrados e servidores se orgulhem de pertencer aos quadros do Poder Judiciário”, frisou.

O desembargador Almeida Melo ressaltou que vai seguir o planejamento a ser estabelecido pelo presidente eleito. Além disso, sustentou que vai adotar em sua gestão o novo Regimento Interno que, brevemente, será aprovado pela Corte Superior. “Vou dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e aperfeiçoá-lo naquilo que for possível para tornar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais padrão de primeira grandeza no Poder Judiciário”.

O desembargador José Antonino Baía Borges declarou sua satisfação ao ser eleito 2º vice-presidente. “Sinto-me honrado com esta eleição e espero que todos os eleitos administrem o Tribunal de Justiça sempre unidos”.

O desembargador Manuel Saramago afirmou que vai continuar o brilhante trabalho da 3ª vice-presidência e ressaltou que vai seguir a orientação política a ser definida pelo presidente eleito, desembargador Herculano Rodrigues.

O corregedor eleito, desembargador Audebert Delage, ressaltou que sua eleição pontua sua gestão como vice-corregedor. Afirmou que sua administração vai ser voltada para qualificar a orientação aos magistrados, bem como priorizar as funções inerentes à Corregedoria, entre elas, a fiscalização e disciplina.

A desembargadora Vanessa Verdolim disse que vai colaborar para que o corregedor eleito tenha uma gestão próspera. A magistrada afirmou que vai contribuir para que a Corregedoria mantenha-se firme na sua função de orientação, fiscalização e punir quando necessário.


Currículos

O desembargador Herculano Rodrigues é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Juiz de Fora. Ingressou na magistratura em 1976. Foi juiz de Direito nas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte, onde também foi juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça e titular da 4ª Vara Criminal. Em 1989, ingressou no extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, sendo seu presidente, 1997. Foi ainda presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Atualmente é o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Veja a íntegra do currículo. Acesse aqui.

O desembargador Almeida Melo é doutor em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na magistratura, integrou o extinto Tribunal de Alçada, entre 1993 e 1998, e foi presidente do TRE-MG. Para acessar o currículo do magistrado, acesse aqui.


O desembargador José Antonino Baía Borges é bacharel em Direito pela UFMG, e em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras de Belo Horizonte. Possui título de doutorado outorgado pela UFMG. Na magistratura, foi juiz de Direito nas comarcas de Tombos, Ibiá, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Ingressou no Tribunal de Alçada, sendo seu presidente. Em 1998, foi promovido a desembargador do TJMG. Foi, ainda, presidente do TRE-MG. Para acessar o currículo completo do desembargador clique aqui.

O desembargador Manuel Bravo Saramago é bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro. Na magistratura foi Juiz de Direito nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada. Para mais informações sobre o currículo do desembargador acesse aqui.

O desembargador Audebert Delage é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Direito Público e Direito Ambiental. Foi juiz de Direito nas comarcas de Tarumirim, Ipanema, Pirapora e Belo Horizonte. Foi membro do extinto Tribunal de Alçada e é desembargador desde 2002. Atualmente é o vice-corregedor de Justiça. Veja o currículo completo do desembargador. Acesse aqui.

A desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Na magistratura, foi juíza de Direito nas comarcas de Andradas, Rio Casca, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada e é desembargadora desde 2004. Confira o currículo completo da magistrada. Acesse aqui.

Para ver mais fotos desta eleição, clique aqui.

 

Fonte: TJMG

 

 

Posts relacionados

Cartório pode ser dispensado em inventário consensual

Giovanna
12 anos ago

Um guia para quem precisa fazer inventário

Giovanna
11 anos ago

Homem paga pensão por 13 anos para filha que não é sua e é autorizado a retirar seu nome do registro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile