Recivil
Blog

Porto Alegre recebe o projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”

Porto Alegre (RS) – Nos dias 12 e 13 de agosto, a equipe de projetos sociais do Recivil realizou a terceira etapa do projeto “Identidade Cidadã” na Penitenciária Madre Pelletier, localizada na capital do Rio Grande do Sul.

 

Foram solicitadas certidões de 124 internas nos dois dias de atendimento


A unidade prisional, que já foi um convento e é a mais antiga penitenciária feminina do estado, foi a terceira a receber atendimento através do projeto.  Durante a ação 124 presas foram atendidas.


De acordo com a diretora, Eolésia Adriane Brasil, o projeto vem ao encontro de uma necessidade da unidade. “O nosso maior problema aqui é em relação à certidão. Muitas internas são impossibilitadas de participar dos trabalhos que são remunerados devido à ausência de documentação e toda ajuda é bem-vinda,” esclareceu a diretora.

 

A diretora da Penitenciária, Eolésia Adriane Brasil (segunda da esq. para dir.), e a equipe técnica da unidade


Este é o caso da interna Vera Indiana Castro Barbosa de Souza, de 34 anos. Ela alega possuir três certidões de nascimento diferentes e isto tem impedido a emissão dos demais documentos e a sua participação em cursos disponibilizados na unidade.


A detenta informou ainda que trabalha em um setor remunerado, mas por falta de documentação não consegue receber. “Quando fui fazer a identidade constataram o problema com as diversas certidões. Eu preciso ter conta bancária para receber e também sonho em me casar no civil”, declarou Vera, que trabalha há mais de um ano somente pela remissão da pena, sem a remuneração.

 

A detenta Vera Indiana Castro Barbosa de Souza teve o seu caso analisado pela equipe do Recivil


O coordenador de Assistência Social do Departamento Penitenciário Nacional – Depen, Leandro Garcia, explicou que a missão do projeto vai além da regularização do fluxo da emissão de documentos. “A nossa missão é resgatar a cidadania dessas pessoas que já são marginalizadas e inclui-las em políticas públicas como o Enem, SUS e Pronatec”, declarou.


O projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional está sendo executado com verbas oriundas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 

O coordenador do Depen, Leandro Garcia, e a coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Andrea Paixão, se reuniram com a diretora da unidade para esclarecimentos do projeto

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil

 

 

Posts relacionados

Para STJ, ação de investigação de paternidade é imprescritível

Giovanna
12 anos ago

TJMG divulga datas das audiências públicas de instação da Correição Ordinária Geral em algumas comarcas

Giovanna
12 anos ago

Fórum Nacional de Integração Jurídica

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile