Recivil
Blog

Porto Alegre já acessa internet pela rede elétrica

Porto Alegre já tem a primeira rede de comunicação e acesso à Internet pela linha de energia elétrica – tecnologia Power Line Communication (PLC). Em 21 de dezembro p.p. o prefeito José Fogaça inaugurou o primeiro ponto de acesso à Internet pela rede elétrica, no Centro Administrativo Regional Extremo-Sul (Restinga).

 

Nesta etapa, foram conectados à rede de alta velocidade o posto de saúde Macedônia, a Escola Municipal Alberto Pasqualini e o posto local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (AEP Senai). Dados, imagem, voz e vídeo vão trafegar pela rede da CEEE a uma velocidade de 45 megabits por segundo. Com mais de 3,5 quilômetros de extensão, a Rede PLC da Restinga será a maior em extensão do país, em média e baixa tensões, para fins de inclusão social.

 

Na avaliação do diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, a Internet pela rede elétrica significa baixo custo. “Utilizamos a infra-estrutura de transmissão e distribuição de energia já existente da CEEE, dispensando novas obras de instalação de uma segunda rede para comunicação de dados da Prefeitura”, explica. Kulczynski informa que, a partir de sua inauguração, o funcionamento da rede será monitorado e investigado com vistas à eficácia do projeto para definitiva e futura incorporação à Infovia Procempa.

 

“A tecnologia PLC vem se fortalecendo, inclusive comercialmente, na Europa, América do Norte e Ásia nos últimos quatro anos”, afirma o diretor-presidente da Procempa. Acrescenta que, em Porto Alegre, é mais uma alternativa técnica de inovação para capilarizar a Infovia, que é a rede metropolitana de fibra óptica com extensões em tecnologia wireless. “Com mais de 95% das residências brasileiras ligadas à rede elétrica, a tecnologia PLC pode facilitar em muito a inclusão digital e social no Brasil”, conclui.

 

A iniciativa é resultante de convênio firmado em janeiro deste ano entre Procempa, CEEE, Ufrgs e Senai. As duas últimas instituições integram o projeto por meio de assessoria técnica e pesquisa científica. A CEEE cede a infra-estrutura de média e baixa tensão de sua rede elétrica no município, e a Procempa é a responsável pelos aspectos técnicos ligados à comunicação de dados.

Posts relacionados

Artigo – A integração eletrônica entre Judiciário e cartório – por Reinaldo Velloso dos Santos

Giovanna
12 anos ago

PEC que limita remuneração de oficiais de cartórios ao teto constitucional pode ser votado em agosto

Giovanna
11 anos ago

Aviso nº 34/CGJ/09 – Funcionamento dos Serviços Notariais e de Registro no Natal e Final de Ano

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile