Recivil
Blog

Plenário do STF decide modulação em ADI que regula lei de concursos para em Minas Gerais

Nesta quarta-feira, 20 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou um conjunto de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs). Uma das decisões refere-se à ADI 3580, que avalia o tema de concursos para cartórios.


O Plenário, por maioria dos votos, modulou os efeitos da decisão proferida na ADI 3580 para fixar que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade de dispositivos da Lei estadual nº 12.919/1998, de Minas Gerais, devem ser considerados a partir de 8 de fevereiro de 2006, data da concessão de liminar.


A lei regula os concursos para cartórios de notas e de registro do estado, prevendo, nas provas de títulos, melhor pontuação para os candidatos que tenham desempenhado atividades em cartórios extrajudiciais ou apresentado temas em congressos relacionados aos serviços notariais e de registro.


Segundo o relator da ADI, ministro Gilmar Mendes, “o objetivo da modulação é não prejudicar os concursos realizados antes da data da concessão da cautelar”.

 

 

Fonte: Site IRegistradores

 

 

 

Posts relacionados

Vítima de deboche por nome impronunciável consegue acrescer prenome

Giovanna
12 anos ago

TJ anuncia concurso para tabelião em Mato Grosso

Giovanna
12 anos ago

Aviso nº 24/CGJ/2017 – Avisa sobre a necessidade de atualização semestral da lista geral de vacância dos serviços notariais e de registro no prazo determinado

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile