Recivil
Blog

PL sobre isenção de emolumentos cartoriais recebe emenda

Recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 2.093/11, do deputado Rogério Correia (PT), que deixa claro a isenção dos emolumentos cartoriais aos beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O relator, deputado Fabiano Tolentino (PSD) apresentou o substitutivo nº 1, que amplia a  lista de beneficiados pela isenção. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (7/12/11).

O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 1º da Lei 14.313, de 2002, que trata do assunto. A proposição teve origem na demanda dos movimentos sociais manifestada em audiência pública realizada pela comissão, em abril deste ano, para debater os problemas da PNCF em Minas Gerais.

A medida proposta tem por finalidade explicitar na lei que os assentados beneficiados pelo PNCF estão incluídos entre os beneficiários de terras rurais isentos de emolumentos cartoriais a que se refere o artigo 1º da mencionada lei.

O substitutivo apresentado estende o conceito de beneficiários a todos os contemplados por políticas públicas federais, estaduais e municipais, “que promovam o acesso a terra para a agricultura familiar rural, urbana e periurbana, incluindo regularização fundiária, ações discriminatórias, crédito fundiário, legitimação de terras quilombolas, perímetros públicos irrigados e demais programas de assentamento e de colonização”.

 

Fonte: ALMG

 

 

Posts relacionados

Artigo – Contrato de namoro – Por Alessandra Abate

Giovanna
12 anos ago

Modificação de sexo deve ser averbada no registro civil

Giovanna
12 anos ago

BH está sob correição até 31 de março

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile