Recivil
Blog

PGE-RS debate aspectos jurídicos da união homoafetiva


A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul promove nesta segunda-feira (8/8), às 17h, a segunda edição do Ciclo de Debates Direito e Política, discutindo os aspectos jurídicos da união homossexual. O encontro acontece no auditório do Centro Administrativo do Estado, na Av. Borges de Medeiros, 1.501. O evento é gratuito e aberto ao público.

A palestra ficará a cargo do juiz Roger Raupp Rios, da Justiça Federal da 4ª Região. Os debatedores serão Luís Carlos Hagemann, procurador do Estado do RS; e Hugo Cysneiros de Oliveira, advogado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Supremo Tribunal Federal decidiu, no dia 5 de maio de 2011, por unanimidade, pelo reconhecimento de união estável entre pessoas do mesmo sexo. Com esta decisão, os gays em união estável passam a ter direito à herança e a pensões alimentícia ou por morte, além de se tornarem dependentes em planos de saúde e de previdência. Após a decisão, os cartórios não poderão se recusar, por exemplo, a registrar um contrato de união estável homoafetiva, sob pena de serem acionados judicialmente.

A CNBB, à época, lançou nota, afirmando que ‘‘tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementariedade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher’’.

“Este debate se propõe a apresentar as consequências deste julgamento na área jurídica, com a exposição de três conhecedores do tema, contribuindo para a sociedade formar conceitos e eliminar pré-conceitos”, afirma o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper. Com informações da Assessoria de Imprensa da PGE-RS.

Revista Consultor Jurídico, 7 de agosto de 2011

Posts relacionados

Arpen-SP apresenta sistema de Registro Eletrônico de Nascimentos em maternidades ao CNJ e ao Governo Federal

Giovanna
12 anos ago

Usuários reprovam serviço dos cartórios no Acre

Giovanna
12 anos ago

Casamento de homossexuais divide os tribunais brasileiros

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile