Recivil
Blog

Penitenciárias de Natal recebem a 1ª etapa de 2016 do projeto identidade Cidadã no Sistema Prisional

Natal (RN) – Nos dias 8 e 9 de março a equipe de projetos sociais do Recivil realizou a 1ª etapa do ano de 2016 do projeto “Identidade Cidadã Sistema Prisional”. Mais de 200 detentas internas do Complexo Penitenciário Doutor João Chaves e do Centro Feminino de Detenção Provisória foram atendidas pela iniciativa.

 

Equipe do Recivil atende detentas em Natal-RN.

 

 

Para Isaías Paiva, gestor de projetos da Secretária de Defesa Social do RN , a grande dificuldade das unidades prisionais é a falta do documento das internas.

 

“É muito importante esse projeto, pois a grande dificuldade das unidades é a falta do documento das internas. A maioria das presas tem o registro , mas não  tem a certidão em mãos, dificultando a emissão dos outros documentos. Esse  projeto é o primeiro passo para a regularização da documentação civil básica das pessoas privadas de liberdade“, declarou ele.

 

O diretor do Centro Feminino de Detenção Provisória, Geraldo Elielson Dantas, acredita que o projeto é um incentivo a ressocialização das presas.

 

“Achei ótima a iniciativa deste projeto, sendo um incentivo à ressocialização. As presas, quando saírem da penitenciária , levarão sua certidão e terão a oportunidade de regularizar seus documentos básicos e assim serem reintegrados ao convívio social. O resultado foi positivo , toda equipe participou e as presas gostaram bastante”, disse ele.

 

O Identidade Cidadã no Sistema Prisional é um projeto do Depen, em parceria com o Recivil e com a Anoreg Brasil, para a emissão da documentação civil básica em presídios de todo o país.

 

O Recivil é responsável pela captação dos dados dos detentos e emissão da segunda via da certidão de nascimento ou casamento, ou mesmo a realização do registro tardio.

 

A cidade de Natal foi a primeira a ser visitada no ano de 2016. Para o mês de abril estão previstas ações do projeto na cidade do Rio de Janeiro.

 

“Iniciamos o ano de 2016 atendendo as mulheres encarceradas no estado do Rio Grande do Norte, exatamente no dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. O Projeto já é um sucesso, e a cada dia conta com maior adesão de todas as entidades envolvidas com a temática”, comentou Leandro Garcia, coordenador de assistência social do DEPEN.

 

Organizadores e executores dos mutirões posam juntos após os atendimentos. 
 

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil

Posts relacionados

Seção uniformiza entendimento sobre sucessão em regime de comunhão parcial de bens

Giovanna
11 anos ago

Sem atestado, depressão por infidelidade impede anulação de partilha em divórcio

Giovanna
8 anos ago

Casais se separam 200% mais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile