Recivil
Blog

Penitenciária no Espírito Santo recebe projeto “Identidade Cidadã”

Cariacica (ES) – Nos dias 19 e 20 de julho a Penitenciária Feminina de Cariacica, no Espírito Santo, recebeu a equipe de Projetos Sociais do Recivil para realizar mais uma etapa do projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”.


A iniciativa em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional-Depen e a Anoreg-BR, completou um ano de execução no mês de junho e já esteve em outros nove estados. Nos dois dias de atendimento em Cariacica foram realizadas mais de 300 solicitações de novas certidões.

 

Devido a presença do projeto o número de detentas aptas para o trabalho na penitenciária irá aumentar


A importância da documentação para os detentos é destacada por Maria Jovelina Debona, gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus).


“Possuir a documentação pessoal básica é condição fundamental para o exercício da cidadania e, no caso da pessoa em privação da liberdade é imprescindível para inclusão em programas sociais e em cursos educacionais e profissionalizantes. Também é fundamental para a reintegração à sociedade”, disse.


Atualmente 60 detentas trabalham em uma fábrica de sapatos dentro da penitenciária. Esse número tende a aumentar com a existência da documentação das presas na unidade.

 

A diretora da penitenciária, Graciele Sonegheti Fraga, avaliou o projeto como fundamental para o processo de reinserção social.

 

A coordenadora Andrea Paixão com as representantes da Secretaria Estadual de Justiça, Maria Jovelina Debora (a esquerda) e Ana Paula Cardoso da Cruz (a direita)


“Foi possível perceber a satisfação das detentas, pois agora elas irão possuir não apenas o documento, mas terão mais possibilidades de ressocialização quando estiverem em liberdade,” declarou a diretora.


Durante o evento, o presidente da Sinoreg – Es, Fernando Brandão Coelho Vieira, destacou a importância do projeto mostra para a sociedade.


“O registro civil é a casa da cidadania e é através dele que o cidadão tem acesso aos seus direitos. Dessa forma o projeto vem alcançar uma parcela da sociedade que estava excluída do exercício dos seus direitos devido a ausência de documentos,” pontuou o presidente.

 

O Presidente da Sinoreg-ES acompanhou a execução do projeto na penitenciária de Cariacia


O projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” é um dos finalistas do Prêmio Innovare 2016, na categoria Justiça e Cidadania. A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas de procuram disseminar práticas inovadores e de alcance social que contribuam para a qualidade e modernização na prestação do sistema de Justiça.

 

 

Leia mais: 

Recivil leva o projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” a dez capitais do país

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Rosangela Fernandes)
 

 

 

Posts relacionados

Corregedoria cria projeto para modernizar cartórios

Giovanna
12 anos ago

Testamento pode evitar brigas familiares futuras

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência mineira – Apelação cível e apelação adesiva – Direito de família – Ação de reconhecimento e dissolução de união estável – Indenização trabalhista

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile