Recivil
Blog

Paulo Risso participa da solenidade para instalar a correição de Belo Horizonte

                                                                     

(esq. para dir.) Coordenador dos Juizados Especiais da Capital, Dr. Vicente de Oliveira Silva; diretor do Fórum, Dr. Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. José Francisco Bueno; vice-presidente Geral de Justiça, Dr. Célio César Paduani; desembargador Dr. José Antônio Baia Borges; presidente do Recivil, Dr. Paulo Risso

 

 

Nesta terça-feira (26), às 10h, foi instalado no I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, a correição ordinária geral da comarca.

 

Anualmente, de acordo com a Lei de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Minas Gerais, todas as comarcas do estado têm até o final de março para realizar esse trabalho. A correição tem como objetivo avaliar os serviços da 1ª Instância, dos serviços notariais e de registro, dos serviços da Justiça da Paz, da polícia judiciária e dos presídios.

 

Durante a solenidade de instalação da correição, o presidente do Recivil, Paulo Risso, foi convidado a participar da mesa de autoridades, ao lado do juiz de direito coordenador dos Juizados Especiais da Capital, Dr. Vicente de Oliveira Silva; do diretor do Fórum, Dr. Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; do desembargador Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. José Francisco Bueno; do vice-presidente Geral de Justiça, desembargador Dr. Célio César Paduani e do desembargador Dr. José Antônio Baia Borges, que estava representando o presidente dos Magistrados Mineiros (Amagis), Dr. juiz Nilson Missias de Moraes.

 

O Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, José Francisco Bueno, iniciou a solenidade e fez um agradecimento especial à parceria entre o Recivil e a Corregedoria, “no sentido de propiciar às crianças do estado o princípio básico da cidadania”, disse. Ele ainda se referiu à participação conjunta das duas entidades para promover o estudo, que tem o objetivo de fazer com que Minas Gerais seja dotada de um banco de dados único com os registros dos cartórios.

 

“A correição é uma ótima oportunidade de aperfeiçoar os serviços oferecidos pelas serventias”, explicou Paulo Risso.  

 

Durante a cerimônia, os interessados tiveram a oportunidade de registrar denúncias, reclamações e sugestões. A partir do dia 27 de fevereiro, os requerimentos deverão ser feitos, por escrito, no Protocolo da Corregedoria Geral de Justiça, localizado na sala OP-211, segundo andar do Fórum Lafayette.

 

A correição busca principalmente o aprimoramento dos serviços prestados, possibilitando detectar situações que possam atrasar e prejudicar a prestação jurisdicional. As reclamações serão recebidas por um grupo de juízes e servidores, sendo cada situação analisada isoladamente e tomadas as providências necessárias para os problemas levantados.

 

                                                                    

 O Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais falou sobre a parceria entre o Recivil e a Corregedoria

 

 

 

Leia mais:

 

 

Corregedoria divulga cronograma da correição ordinária em Belo Horizonte

 

Corregedoria divulga formulários de inspeção da Correição Ordinária para cada serventia

 

 

 

 

Posts relacionados

RECIVIL realiza curso introdutório para os novos delegatários de Registro Civil das Pessoas Naturais

Giovanna
2 anos ago

2ª fase do concurso para notários e registradores de Pernambuco acontece sem irregularidades

Giovanna
12 anos ago

Concepção de filho não é suficiente para caracterizar união estável, diz TJSC

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile