Recivil
Blog

Parlamento escocês dá sinal verde ao casamento gay

A lei já aprovou para a Inglaterra e Gales no ano passado, recebeu 105 votos favoráveis e 18 contra em seu último trâmite em Holyrood (Edimburgo).

Londres – O Parlamento escocês aprovou nesta terça-feira a lei do casamento gay que permitirá as uniões civis e em alguns casos religiosas entre casais do mesmo sexo.

A chamada Lei do Casamento e das Uniões Civis, similar ao texto legislativo que o Parlamento de Westminster já aprovou para a Inglaterra e Gales no ano passado, recebeu 105 votos favoráveis e 18 contra em seu último trâmite em Holyrood (Edimburgo).

A lei exime de celebrar esse tipo de uniões os credos que se oponham a eles, como a igreja protestante da Escócia e a católica, mas cada igreja poderá "optar" a realizar os casamentos gays.

"Sempre sustentamos que no fundo deste debate reside uma questão simples: o casamento só tem a ver com o amor", afirmou o ministro da Saúde escocês, o nacionalista Alex Neil.

Até agora, as pessoas do mesmo sexo já contavam com a opção de registrar-se como casais civis na Escócia, apesar de o governo do independentista Partido Nacional Escocês considerar que a lei aprovada hoje era um "importante passo adiante para a igualdade".

Enquanto os deputados debatiam em Holyrood a aprovação do texto, ativistas a favor do casamento homossexual se manifestavam na frente do Parlamento e comemoravam uma aprovação que parecia assegurada, uma vez que a lei já tinha passado por uma primeira votação parlamentar, em novembro passado, na qual recebeu 98 votos a favor e 15 contra.

"O dia de hoje será recordado na história como o dia no qual lésbicas, gays e bissexuais viram finalmente reconhecida sua igualdade legal completa na Escócia", afirmou Tom French, coordenador do grupo escocês Rede de Igualdade.


Fonte: Exame
 
 

Posts relacionados

Anoreg ajuíza ação contra atos do TJ-SC que anularam efetivações de cartorários no estado

Giovanna
12 anos ago

Aposentado faz reconhecimento de paternidade de cinco filhos adultos

Giovanna
10 anos ago

Projeto altera regras para deserdar por traição e desamparo

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile