Recivil
Blog

Pacto pela criança do Semi-Árido e Selo Unicef serão discutidos

O chamado Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido” e o Selo Unicef/Município Aprovado serão o tema de uma reunião da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (3/5/06), às 9h30, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização promove audiência pública no Plenarinho III para tratar desses assuntos, a requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB) e do deputado Arlen Santiago (PTB).

Segundo o site no Brasil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a iniciativa do pacto foi lançada para a imprensa e a sociedade em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), em abril de 2005, mas oficialmente, teve início em 2004. Nesse ano, o governo Federal e os governadores dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo assinaram o pacto. Todos os presentes se comprometeram a adotar medidas para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seus estados e incentivar os municípios para que fizessem o mesmo, em um evento que ainda reuniu ministros e senadores. Atualmente, além dos governos, o pacto reúne a Petrobras e organizações não-governamentais (ONGs), como a Fundação Abrinq, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Articulação do Semi-árido (ASA), a Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab), entre outras.

Selo Unicef – Ainda de acordo com a página da Unicef, como uma das estratégias para alcançar as metas do Pacto, surgiu o Selo Unicef Município Aprovado. O selo é uma iniciativa de mobilização, monitoramento e reconhecimento dos municípios para que implementem políticas que ajudem a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. A cada dois anos, o selo será concedido aos municípios do Semi-Árido que, neste período, apresentem melhorias significativas na vida da sua população infanto-juvenil. Esses municípios deverão trabalhar pela implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), efetivação do Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido” e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Convidados – Para a reunião foram chamados: o secretário de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas; deputado Ermano Batista; o subsecretário dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, João Batista de Oliveira; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, James Andris Pinheiro; o oficial de Projetos do Unicef, Márcio Volpi; o coordenador e o consultor do Selo Unicef em Minas Gerais, respectivamente, José Nilson Alves e Luiz Guilherme Gomes; o representante Adjunto da Unicef/Brasil, Manoel Buvinich; os presidentes das associações dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Valmir Morais de Sá; do Médio Jequitinhonha (Ameje), Adriana Martins Oliveira; e do Baixo Jequitinhonha (Ambaje), Antenor Sena Aquino.

Posts relacionados

Parecer 1º Turno PL determina que cart. de RC comuniquem ao Detran falecimento de portador de CNH

Giovanna
12 anos ago

Casamento civil homoafetivo tem quatro votos favoráveis e julgamento é interrompido

Giovanna
12 anos ago

Documento errado gera indenização

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile