Recivil
Blog

Número de casamentos aumenta 50% em Passos em 2021

Foto: Reprodução

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Por Ézio Santos / Especial

PASSOS – Em 2021, o Cartório de Registro Civil e Pessoas Naturais de Passos registrou aumento no número de casamentos. No ano passado, foram 558 uniões entre pessoas de sexos diferentes e cinco de pessoas do mesmo sexo.

Em 2020, quando o cartório foi suspendeu a realização de casamentos por dois meses em função da epidemia de covid, 371 casais oficializaram a união, entre eles, dois homens. O percentual de aumento de casórios na comparação de 2020 com 2021, foi 50,41%.

De acordo com a oficiala substituta do cartório, Priscila Rocha Pereira Rodrigues, 33 matrimônios já estão agendados para os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Até ontem, nenhum casal se manifestou em se unir matrimonialmente em março. O prazo limite para oficializar a data de um casamento civil em Passos é de três meses.

 

Recorde

De acordo com o portal G1, uma reportagem publicada em novembro último, revelou que o número de casamentos homoafetivos deveria ser recorde em 2021. É o que mostrou um levantamento com dados fornecidos pela Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais). A previsão era de que o ano passado teria mais de 10 mil casamentos de pessoas do mesmo gênero. Com isso, a marca de 2018 deve ser superada.

Foram 8.607 casamentos de janeiro a outubro de 2021. Considerando a média mensal, a estimativa é passar dos 10 mil casamentos homoafetivos neste ano. Em 2018, foram 9.520. Dois fatores também podem elevar ainda mais esses números: dezembro costuma ser o mês com mais casamentos e a melhora na pandemia, com alta taxa de vacinação.

Há 10 anos, em 2011, um julgamento no Supremo decidiu a favor da união estável de casais homoafetivos. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que ampliou a decisão para todo o país e exigiu que os cartórios realizassem os casamentos.

 

Fonte: Folha da Manhã[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts relacionados

Recivil realiza Ação Cidadania em Brasilândia de Minas e Cana Brava

Giovanna
7 anos ago

Toffoli diz que PL do Registro Civil Nacional será enviado ao Congresso

Giovanna
11 anos ago

Comissão do Senado aprova projeto que facilita divórcio de vítimas de violência doméstica

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile