Recivil
Blog

Novos titulares de cartórios têm 30 dias para tomar posse

Os aprovados no concurso público para o preenchimento de vagas em cartórios em Minas Gerais, realizado em 2005, têm 30 dias para tomar posse a partir da publicação dos atos de outorga, já assinados pelo governador Aécio Neves. As edições do MINAS GERAIS de ontem e de hoje publicam a relação completa dos aprovados.

A posse deve ocorrer na Secretaria de Governo, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte. Será marcada uma data para uma posse coletiva e todos os aprovados serão avisados pelos Correios. Caso o candidato não possa comparecer na data marcada, deve solicitar junto à Secretaria de Governo que seja agendada uma nova data. A legislação prevê que essa posse deve ocorrer 30 dias após a publicação dos atos, mas esse prazo pode ser prorrogado por mais 15 dias.

Documentação

Para agilizar a posse, os aprovados devem encaminhar para a Secretaria de Governo os seguintes documentos: declaração de bens, de próprio punho ou cópia da declaração do Imposto de Renda; declaração de próprio punho de que não exerce outro cargo público; cópia do desligamento da OAB e uma cópia autenticada do registro civil (certidão de nascimento ou de casamento).

Os 23 candidatos aprovados para remoção, ou seja, aqueles que já são titulares em um cartório e serão transferidos para outro, devem tomar posse diante do juiz da nova comarca.

O concurso foi realizado atendendo a uma determinação da Constituição Federal, que estipulou que o concurso público de provas e títulos é a única forma de ingresso e remoção dos titulares dos cargos do Foro Extrajudicial. A Constituição Estadual também foi modificada, com a revogação do artigo que permitia que os substitutos dos titulares obtivessem a delegação efetiva dos serviços notariais ou de registro.

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais

Posts relacionados

CGJ-SC, com inspeções virtuais, fiscaliza 100% das serventias extrajudiciais

Giovanna
12 anos ago

Justiça de Jacareí (SP) determina registro de óbito de homem enterrado como indigente

Giovanna
12 anos ago

Promulgados novos trechos da lei que criou Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile