Recivil
Blog

Novo sistema de informática facilita prestação de contas dos cartórios de Tocantins

Registradores e notários de todo Tocantins participaram nesta segunda-feira (05/12) de um treinamento do novo sistema de informática – Sistema de Gestão Integrada (Gise) –  que irá facilitar  a prestação de contas mensal que os cartórios devem fazer à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).  A ferramenta foi desenvolvida pela CGJ e Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e deverá ser implementado na Comarca de Palmas em janeiro do próximo ano e nas demais Comarcas do Estado em fevereiro. Cerca de 350 pessoas participaram do evento que ocorreu no auditório do TJTO.

Na abertura dos trabalhos, a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Ângela Prudente destacou a importância das ferramentas de informática para geração de dados confiáveis e seguros. “Gerir informações em nossa atual  conjuntura e, sobretudo, no Poder Judiciário, exige cada vez mais o uso de ferramentas eletrônicas ágeis”, afirmou.

Ela enfatizou ainda os benefícios do novo programa tecnológico. “Dentre as suas funcionalidades, o sistema permitirá a solicitação de selos, as confirmação de recebimento, o controle de estoque e os registros dos atos  praticados, garantindo, inclusive, maior segurança e publicidade aos atos registrais e notariais, objetivo primordial do registros público”.

As explicações das funcionalidades do programa foram feitas pelo Analista de Sistemas, Renato Silva  e pelo Chefe da Divisão de Inspetoria e Fiscalização da Corregedoria, Gizelson   Monteiro. Os representantes das serventias extrajudiciais receberam  um vídeo tutorial, elaborado pela Escola Superior da Magistratura, que ensina a utilizar a nova ferramenta. No período vespertino, o Chefe de Divisão da DTI, Márcio Vieira tirou as dúvidas dos participantes.

Para Iranildes Rosa Bastista, representante do Cartório de Registro Civil de São Valério, o treinamento foi fundamental para conhecer o novo sistema. “Com este evento vai ficar fácil usar o programa”, disse. Já para Ana Querioz, do Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos e Tabelionato Civil de Notas, o “treinamento muito muito viável, esclarecedor”. Ela fez questão de demonstrar seu contentamento com o novo programa. “O  sistema vai nos auxiliar corrigindo possíveis erros cometidos e estreitando ainda mais os laços com o Tribunal de Justiça”, comemorou.

 

Fonte: TJTO

 

 

 

Posts relacionados

Pensão por morte para os filhos menores deve ser paga desde a data do óbito do pai

Giovanna
11 anos ago

Recivil disponibiliza em versão online Curso Completo de Qualificação em Tabelionato de Notas

Giovanna
10 anos ago

CCJ vai decidir se regime de bens impede casados de firmar sociedade

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile