Recivil
Blog

Nova página de pesquisa na internet facilita acesso à informação judiciária

A criação de uma página comum para a pesquisa de decisões dos 91 Tribunais da Justiça brasileira foi debatida nesta sexta-feira durante o Encontro sobre a Padronização da Pesquisa de Jurisprudência na Internet, realizado hoje (17/2) na sala de Sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Corte, ministro Nelson Jobim, que enfatizou a importância do encontro: “o objetivo é simples, mas grandioso em termos de socialização da informação, e dará mais simplicidade, eficiência, rapidez e transparência aos tribunais”, observou Jobim.

Segundo o presidente do Supremo, “a reunião é exatamente para criar uma forma de pesquisa uniformizada para que o usuário do sistema de informação do Judiciário possa abrir qualquer site, de qualquer tribunal, e ter o mesmo modelo de pesquisa em vez de 91 modelos distintos que inviabilizam o acesso ”.

Durante o encontro, foi apresentada a nova página de pesquisa que a partir de segunda-feira está presente no site de sete tribunais brasileiros: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os demais tribunais do país foram convidados a adotar a nova página em seus sítios na Internet.

A vice-presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, também participou da abertura do encontro e afirmou que a padronização na pesquisa de Jurisprudência na Internet “é uma mudança fundamental de paradigma de acesso e compartilhamento à informação”.

O encontro lotou a sala de julgamentos da 1ª Turma do Supremo, com mais de cem inscritos. O funcionamento do novo modelo de pesquisa na Internet foi demonstrado detalhadamente durante as palestras proferidas no encontro. A nova página de pesquisa de jurisprudência já está disponível no endereço:

http://www.stf.gov.br/jurisprudencia/pesquisa/

Posts relacionados

Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado brasileiro

Giovanna
10 anos ago

Dissolução de casamento não afasta obrigações assumidas com prestadores de serviço

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital 01/2011 – CGJ/MG divulga a data da solenidade coletiva de investidura na delegação dos serviços extrajudiciais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile