Recivil
Blog

Norma que permite troca de nome da população trans faz 1 ano com mais de 2 mil pedidos atendidos

A norma que permite mudança de nome e sexo da população transgênero em Cartório de Registro Civil completa um ano nesta sexta-feira (28). Em Minas Gerais, 112 alterações foram solicitadas nesse período, deixando o Estado em terceiro no ranking de solicitações.

São Paulo aparece em primeiro, com 1.287 alterações e o Paraná, em segundo, com 149 registros. Em todo o país, foram 2.022 mudanças de nome e sexo da população trans.

Publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2018, a regra facilita a concessão do direito, que modifica diretamente a Certidão de Nascimento e tira a necessidade de procedimento cirúrgico de mudança de sexo ou a espera de um longo período de sentença judicial, com custos processuais e presença de advogado.

Conforme a presidente do Colégio Registral de Minas Gerais e diretora do Colégio Notarial do Brasil (CNB/MG), Letícia Franco Maculan Assumpção, a publicação evita o constrangimento da pessoa trans."É muito importante para os transgêneros que a documentação civil deles esteja de acordo com a realidade. É muito constrangedor que o nome e o sexo constantes no documento não correspondam à pessoa que o apresenta. Por sua vez, o Registro Civil, de forma célere e com segurança jurídica, vem colaborando para garantir os direitos dos transgêneros".

Adequação

A alteração pode ser solicitada por maiores de 18 anos, em qualquer Cartório de Registro Civil. É preciso levar os documentos pessoais, comprovante de endereço e certidões cíveis, criminais, de protesto, da Justiça Eleitoral, do Trabalho e Militar. A alteração tem natureza sigilosa e, por isso, a informação não pode constar na certidão, salvo por solicitação da pessoa requerente ou por determinação judicial. Em Belo Horizonte, existem cartórios nos bairros Centro, Lourdes, Nova Suíssa, Floresta e Venda Nova. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Fonte: Hoje em Dia

 

Posts relacionados

Registro pode ser anulado pela negativa de paternidade

Giovanna
12 anos ago

Novo projeto retira mudanças polêmicas em novo CPC

Giovanna
12 anos ago

Saiba como emitir o código hash da certidão negativa através da CRC-MG

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile