Recivil
Blog

Nome de registro poderá incluir sobrenomes indígenas ou africanos

Proposta que permite que índios e afrodescendentes acrescentem ao nome de registro sobrenome indígena ou africano aguarda relatório na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 53/2014, que altera a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73), foi apresentado pelo deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) e tem como relatora na comissão a senadora Ângela Portela (PT-RR).

 

Os sobrenomes a serem acrescentados não precisam ser familiares e devem preservar os sobrenomes anteriores. Por exemplo, se uma pessoa é de origem caripuna (povo indígena do Amapá), ela pode acrescentar o sobrenome Caripuna ao nome original. Mário de Jesus Ferreira, por exemplo, pode virar Mário Caripuna de Jesus Ferreira. A mudança pode ocorrer a qualquer tempo, não sendo necessário ser maior de idade para isso.

 

Nelson Pellegrino explica que o povoamento do Brasil foi feito, em sua maioria, por pessoas vindas da África. No entanto, “essas origens encontram-se perdidas, tendo em vista que os sobrenomes dos ascendentes foram sendo substituídos por outros de origem não africana”.

 

O autor acredita ser importante que se resgate a identidade dessas pessoas para que as histórias não sejam apagadas ao longo do tempo. Segundo o autor do projeto, “um dos aspectos mais importantes para atingir esse fim diz respeito à possibilidade de adoção do sobrenome original”.

 

Após análise na CDH, a proposta seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

 

Fonte: Agência Senado

 

Leia mais: 

 

Câmara aprova proposta que facilita registro de nomes tradicionais indígenas

Câmara aprova inclusão de nome indígena ou africano no RG

 

 

Posts relacionados

Recivil realiza etapa do Projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” em São Paulo

Giovanna
10 anos ago

Casamento comunitário é realizado em Barroso

Giovanna
11 anos ago

Clipping – Matrícula única pode ajudar crédito – Jornal Valor Econômico

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile