Recivil
Blog

Natal receberá a 1ª etapa de 2016 do projeto identidade Cidadã no Sistema Prisional

 

Natal (RN) – No dia 15 de fevereiro a coordenadora dos projetos sociais do Recivil, Andréa Paixão, e o coordenador de assistência social do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Leandro Garcia, realizaram na cidade de Natal reuniões preparatórias para a execução do projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional.

 

O Centro de Detenção Provisória Feminino da cidade de Natal será a primeira unidade prisional a receber o projeto no ano de 2016.

 

O Identidade Cidadã no Sistema Prisional é um projeto do Depen, em parceria com o Recivil e com a Anoreg Brasil, para a emissão da documentação civil básica em presídios de todo o país.

 

O Recivil é responsável pela captação dos dados dos detentos e emissão da segunda via da certidão de nascimento ou casamento, ou mesmo a realização do registro tardio.

 

Foram realizadas duas reuniões preparatórias. A primeira, na sede da Anoreg/RN, contou com a presença da coordenadora dos projetos do Recivil e co-autora do projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional,  Andrea Paixão; do coordenador de assistência social do Depen, Leandro Garcia; do diretor de registro civil da Anoreg/RN, Margares Barros de Figueiredo ; da titular do 4º Ofício de Natal, Maria de Fátima Rebouças Sampaio ; do substituto do Ofício de Igapá, Itérbio Moura Leite  e do representante da Secretaria de Justiça do Estado do RN, Isaías Fonseca .

 

Reunião na sede da Anoreg/RN

 

Na ocasião, Andréa Paixão e Leandro Garcia debateram com os presentes sobre a logística de realização das ações de documentação, a captação dos dados dos detentos e a distribuição dos pedidos de certidões aos cartórios de registro civil das pessoas naturais do Rio Grande do Norte.

 

“Estamos iniciando o ano de 2016 com o projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional no estado do Rio Grande do Norte. É com alegria que podemos fazer parte deste trabalho e ver uma nova história sendo construída, através de vidas que resgatam sua dignidade com a documentação básica regularizada. Agradecemos a Anoreg/RN e toda equipe da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado pela parceria e apoio”, declarou Andréa Paixão.

 

A segunda reunião foi realizada na Secretaria de Justiça, que além dos coordenadores do Recivil e do Depen, contou com a presença do Secretário de Justiça e Cidadania do Estado do RN, Cristiano Feitosa; do Diretor do CDP Feminino de Parnamirim, Elielson Dantas; da Coordenadora de Direitos Humanos e Comitê de Erradicação do Sub-registro, Adna Lígia; e do   ponto de referência do projeto no estado, Isaías Fonseca.

 


 

Reunião na Secretaria de Justiça

 

“Estamos muito animados,  pois finalizamos o ano de 2015 com o atendimento em  sete Estados, cumprindo integralmente o cronograma proposto no início do Projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional. Iniciamos 2016 com a execução no estado do Rio Grande do Norte, onde iremos atender, aproximadamente, 60% da população prisional feminina do Estado de uma só vez. Destaco aqui a total colaboração da Sejuc/RN, na pessoa do Secretário Dr. Cristiano Feitosa e sua equipe, e da Anoreg/RN, que acolheu nossa proposta desde os primeiros contatos”, completou Leandro Garcia.

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação Recivil

Posts relacionados

Artigo – Da pensão por morte aos dependentes impúberes – Por Fabio Camacho Dell’Amore Torres

Giovanna
12 anos ago

TJRN: Recolhimento do Fundo da Justiça será inspecionado em cartórios

Giovanna
12 anos ago

Separação obrigatória de bens em razão da idade vale para união estável

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile