Recivil
Blog

Mobilização quer garantir registro civil a crianças e adultos em todo o país

O Movimento Nacional de Mobilização pelo Registro Civil começou nesta segunda-feira (17/11) com a participação de cartórios de todo o país para garantir o registro gratuito às pessoas que ainda não possuem o documento, desde crianças até adultos.  O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti, um dos coordenadores da campanha, alertou que “a ausência da certidão impede que a criança seja matriculada em escolas públicas, tenha acesso à creche, tome vacinas e participe dos programas sociais do governo de seu Estado”.

Até o dia 17 de dezembro, a mobilização, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) terá a colaboração de fóruns, prefeituras, agentes do programa Bolsa Família, além dos Tribunais Regionais Eleitorais, que “irão dinamizar a campanha”, disse Chimenti. Segundo o juiz, os  Estados com maior dificuldade na emissão do registro civil são Roraima, Piauí e Alagoas, devido à falta de recursos financeiros.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 8 milhões de pessoas no país sem registro civil.  A maioria dos indivíduos está concentrada na região Norte, em conseqüência das grandes extensões territoriais.

 

Fonte: CNJ

Posts relacionados

Vice-presidente do Recivil renuncia ao cargo

Giovanna
12 anos ago

Presidente do Recivil participa da inauguração da nova sede da Delegacia Federal do MDA

Giovanna
12 anos ago

Câmara aprova divórcio consensual de brasileiros no exterior

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile