Recivil
Blog

Mobilização pelo registro de nascimento atende Pedra 90 e bairros vizinhos

A campanha de mobilização pelo registro de nascimento estará neste domingo (02.04) no bairro Pedra 90, em Cuiabá, com a emissão gratuita da 1ª e 2ª via da certidão de nascimento. A ação integra a permanente campanha de erradicação do sub-registro de nascimento. Os técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) estarão no Centro de Múltiplo Uso da Paróquia São Pedro, das 8h às 18h, atendendo a população. Além da certidão de nascimento, a comunidade poderá fazer ainda o RG, CPF e a carteira de trabalho gratuitos.

REGISTRO – O registro de nascimento é essencial para o indivíduo e é o primeiro documento de uma pessoa. Somente com ele, o cidadão pode tirar a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor, o CPF, ter acesso aos benefícios sociais que o governo oferece ou matricular-se na escola.

Desde 2003 que o Governo vem desenvolvendo mutirões e mobilizações pelo Estado todo para a erradicação da falta do registro de nascimento. Em Mato Grosso já foram realizadas quatro grandes campanhas de mobilização para o registro civil. A primeira aconteceu no dia 25 de outubro de 2003. Uma segunda mobilização, desta vez rural, foi realizada no dia 06 de agosto de 2004. Já a terceira mobilização estadual, culminando com o evento Ação Global, foi em Rondonópolis, no dia 06 de novembro de 2004, e a quarta foi no dia 22 de outubro de 2005.

Atualmente, dos 141 Municípios de Mato Grosso, 47% estão com o sub-registro praticamente erradicado. No total, mais de 11.600 certidões de nascimento já foram emitidas nestas mobilizações realizadas pelo Governo.


Fonte: Olhar Direto – MT

Posts relacionados

Ronaldo Lemos realiza palestra sobre os cartórios e a transformação digital no XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro

Giovanna
6 anos ago

PL determina que cartórios de registro civil comuniquem ao Detran falecimento de portador de CNH

Giovanna
12 anos ago

Cartórios de MT terão sistema que abrangerá informações de todo o país

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile