Recivil
Blog

Ministra Eliana Calmon critica Tribunal de Justiça da Bahia

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, criticou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em entrevista à rádio CBN Salvador, ontem. “Como instituição é preciso que haja uma melhora no Tribunal de Justiça da Bahia. Tem muita gente boa, muito desembargador corretíssimo que quer puxar para frente, mas tem grandes dificuldades”, disse.

O TJ-BA é, segundo ela, um dos mais problemáticos do país, ao lado do tribunal do Paraná. Para Calmon, os tribunais “não aceitam as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.

Em abril, o CNJ visitou o TJ-BA e apontou uma série de irregularidades, principalmente com relação a licitações, controle de pessoas e pagamento de precatórios.

O presidente do TJ-BA, desembargador Mario Hirs, na ocasião, negou as denúncias. Para Eliana Calmon, as respostas são sempre as mesmas. “Não tem dinheiro, não tem recurso. É uma situação caótica”.

E acrescentou: “Privatizamos os cartórios e não se fez concurso até hoje. Quando nós perguntamos, eles respondem: ‘porque não tem dinheiro’”.

Em nota, o TJ-BA afirma que vem adotando medidas para ter o poder Judiciário que o cidadão merece. Sobre a privatização dos cartórios, a nota diz que, na época, a própria Eliana, que era corregedora do CNJ, se colocou contra o modelo.

Sobre a avaliação de que o TJ-BA seria o pior do país, o tribunal lembrou que o conselho nomeou a Universidade Corporativa do TJ-BA (Unicorp) para representar o Nordeste em termos de capacitação de pessoal.

Ainda segundo o tribunal, está em conclusão o concurso que vai contratar 99 juízes substitutos. O TJ-BA acrescentou que até 2014, todos os processos serão digitalizados, o que representa economia de mais de R$ 9 milhões por ano.
 

Fonte: Correio 24 Horas 

Leia mais: 

 
 
 

 

Posts relacionados

Tire suas dúvidas: Tudo sobre a Apostila de Haia

Giovanna
10 anos ago

Tribunal de Justiça de Minas Gerais amplia utilização do Sistema CNJ de processo Eletrônico

Giovanna
12 anos ago

Recivil lança espaço no site dedicado à publicação de artigos jurídicos

Giovanna
5 anos ago
Sair da versão mobile