Recivil
Blog

Ministério estuda registro gratuito de carteira de trabalho em cartório

O Ministério do Trabalho iniciou ontem (05/12) estudos para viabilizar o registro gratuito da carteira de trabalho em cartório como forma de garantir os direitos dos assalariados. A proposta foi apresentada, em Brasília, na tarde de ontem ao ministro Carlos Lupi pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS) – em companhia do Presidente da ANOREG/MS, Paulo Pedra, da presidente da Rede Anoreg de Responsabilidade Social (Rares), Sônia Andrade, e Rogério Portugal Barcelar, da Anoreg/Brasil.

De acordo com Sônia, houve um projeto piloto no Rio de Janeiro que acabou sendo abortado por determinação da Corregedoria de Justiça. Ontem, a presidente da Rares entregou o projeto ao ministro, enfatizando que o objetivo é possibilitar que todos os cartórios do país obtenham o certificado de responsabilidade social. Na proposta apresentada, o trabalhador terá direito a registrar gratuitamente a carteira de trabalho em cartório.

“Este registro vai facilitar aos empregados que perderem sua carteira de trabalho obter as informações necessárias para contra o tempo de trabalho e contribuição ao INSS. Ele não perderão seus direitos”, afirmou o deputado Dagoberto.

Para o vereador Paulo Pedra, o procedimento é uma garantia a mais para a classe trabalhadora. “Essa é a maneira que podemos dar segurança aos assalariados para que no futuro consigam seus direitos”, afirmou Pedra.

O ministro Carlos Lupi afirmou no encontro que vai estudar a viabilidade legal do projeto da Rares, de forma a implantá-lo em todo o Brasil, numa parceria entre o ministério e a entidade.

 

Fonte: Anoreg MS

Posts relacionados

ArpenBR e Recivil participam de oficinas do SIRC e discutem destino das informações do RC brasileiro

Giovanna
12 anos ago

Milionário advogado americano quer que STF examine sua união homossexual com publicitário gaúcho

Giovanna
12 anos ago

Ceja realiza seminário sobre adoção

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile