Recivil
Blog

Minas é líder em assistência social

Estado registra maior expansão do país em centros de referência


Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apontam Minas Gerais como o Estado que apresenta maior expansão em números de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Estado implantou 74 centros em 2007 e 2008, o equivalente a 15% do total de novos cadastrosem todo o País.

O crescimento em relação aos segundos colocados (São Paulo e Piauí) é 64% maior. Enquanto Minas implantou 74 CRAS, os dois estados implantaram 45 cada um. A iniciativa do Ministério de contabilizar os novos CRAS faz parte da estratégia de aprimorar o acompanhamento dos serviços e ações oferecidas nos centros, principais unidades públicas de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Vulnerabilidade

Os CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). As famílias atendidas são encaminhadas à rede de proteção do município, como creches, escolas, postos de saúde, centros de convivência de idosos e também a cursos profissionalizantes. Psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam nos Centros de Referência são capacitados pela equipe do Governo de Minas.

Minas Gerais vem se destacando nas ações de execução e implementação do SUAS. Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em junho de 2008, mostram que o Estado já tinha concluído 71,4% das ações do Pacto de Aprimoramento de Gestão Estadual, firmado em 2007 com os estados da federação. Além de liderar no comparativo com todas as unidades da federação, o Estado de Minas Gerais já havia executado, sozinho, duas vezes mais que a soma da região Sudeste. Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo realizaram, juntos, 38,3% das ações (Espírito Santo, 10,7%; Rio de Janeiro, 10,9% e São Paulo, 16,7%). O segundo colocado no ranking é o Ceará com 50% de ações concluídas e 50% em andamento. Entre os estados do ranking, somente em Minas e no Ceará todas as ações previstas estão em andamento.

Minas foi também o primeiro Estado a destinar recursos orçamentários para implantação dos CRAS. Atualmente, tem 648 em 518 municípios. A verba para essa finalidade já está garantida. Em 2008, o Governo destinou um total de R$ 11,4 milhões para melhorar o atendimento. As ações são realizadas de forma articulada entre municípios, Estado e União. Cabe ao Estado assessorar os municípios na gestão local do SUAS. Implantação

A implantação do SUAS em Minas Gerais é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, e é um dos programas estruturadores do Governo de Minas. O SUAS é um sistema do Governo federal que tem como objetivo organizar, estruturar e posicionar, num único sistema, todos os serviços de assistência social, oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS).

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais

Posts relacionados

Membro da Comissão Gestora é agraciado com a “Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena”

Giovanna
8 anos ago

Abertas inscrições para casamento comunitário em São Gonçalo (RN)

Giovanna
12 anos ago

Decisão inédita reconhece paternidade biológica tardia sem anular paternidade socioafetiva

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile