Recivil
Blog

Mais de 30 índios conseguem certidão de nascimento em Bonito

Após uma ordem de serviço expedida pelo juiz de Bonito, Dr. Davi de Oliveira Gomes Filho, 31 indígenas já receberam a certidão de nascimento e 14 estão com pedidos em andamento no Cartório de Registro Civil da cidade.

 

A ordem foi expedida há 3 meses para atender a seis aldeias: o Posto Indígena Alves de Barros, Campina, Córrego do Ouro,Tomázia e Barro Pedro todas da etnia Kadiwéu, além do Posto Indígena São João das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena.

 

A medida pretende atingir cerca de 2.000 índios que não possuem o registro de nascimento, uma vez que, ao nascerem, a FUNAI providencia apenas um registro administrativo.

 

Enquanto os índios permanecem na aldeia não é preciso apresentar documentos para quaisquer atividades, entretanto, quando eles resolvem exercer alguma atividade na cidade, não têm nenhum documento o que os impede de praticar os atos da vida civil.

 

Antes dessa ordem de serviço, os indígenas precisavam requerê-lo por meio de um processo judicial.

 

 

Fonte: TJ-MS 

Posts relacionados

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Ação anulatória – Escritura pública de inventário e partilha, contendo cláusula de renúncia a direitos hereditários, e escritura de compra e venda – Validade do negócio

Giovanna
6 anos ago

IRTDPJ Brasil promove o IX Congresso Brasileiro de Registro de TD&PJ

Giovanna
10 anos ago

Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegação de Notas e de Registro da Bahia

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile