Recivil
Blog

Mais de 150 casais oficializam união em casamento comunitário, no ES

O 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário realizou, na tarde deste domingo (9), um casamento comunitário na Praça do Papa, em Vitória. 156 casais tiveram a oportunidade de oficializar a união. A assinatura dos papéis de casamento, que em um cartório não sai por menos de R$ 200, foi gratuita para os casais que participaram do mutirão.

Serviços gratuitos
Serviços de orientação à saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas foram oferecidos à população gratuitamente neste domingo (9), no 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário, na Praça do Papa, em Vitória. Na parte da tarde, foi realizado um casamento comunitário, reunindo 156 casais. O evento, que teve como encerramento o Show pela Paz, foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco).

A ação teve início às 8h e se estendeu até às 17h. Foram oferecidos na "Rede Cidadã" serviços como o mutirão comunitário, com os promotores de Justiça, atendimento na área de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas. Para facilitar o acesso do público aos serviços de seu interesse, os estandes foram divididos nas áreas de Saúde e Higiene, Jurídico e Social e Emissão de Documentos.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de retirar as primeiras vias de documentos como a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. O Grupo Especial de Trabalho Social (Getso) do MPES ofereceu aos cidadãos segundas vias de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além de orientações nos projetos “Reconhecimento de Paternidade – DNA” e “Paternidade Responsável”.

Na área da saúde, foram realizados exames de glicose, triglicerídeos, colesterol capilar e tipagem sanguínea; avaliação e orientação nutricional. A Associação Brasileira de Asmáticos orientou a população sobre doenças respiratórias e realizar o teste do sopro durante o evento. A realização de coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea foram oferecidos pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). Também foram distribuídas 50 senhas para a realização do exame de mamografia.

O encontro teve também atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças. Dentre as atrações, a Banda Júnior da Polícia Militar e o Teatro da Polícia Federal, que encenaram uma peça sobre combate às drogas. Em paralelo aos atendimentos, foram realizadas palestras com temas de relevância para a comunidade.

 

Fonte: G1

 

Posts relacionados

Aplicação do teto à remuneração de interino de serventia é tema de repercussão geral

Giovanna
11 anos ago

Proposta exige reconhecimento de firma para que atestado médico seja validado

Giovanna
12 anos ago

Brasil registra alta de 355 mil mortes nos últimos 12 meses, dizem cartórios

Giovanna
5 anos ago
Sair da versão mobile