Recivil
Blog

Liminar determina inclusão de cartórios vagos em concurso no PR

O conselheiro Antonio Umberto de Souza Junior, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deferiu liminar nesta segunda-feira (24/06) que determina ao Tribunal de Justiça do Paraná a oferta, em concurso público para provimento de serventias extrajudiciais, de cartórios que estejam vagos até a data do edital de chamamento após a realização do certame. O conselheiro observou que, no entendimento da Comissão Organizadora do concurso, a oferta de serventias aos candidatos estaria restrita à data de publicação do Edital de Retificação do Concurso nº 1/2007, no dia 8 de agosto do ano passado.

O pedido de liminar foi iniciativa da Associação Nacional de Defesa dos Concursos para Cartórios (Andecc). A instituição reivindicou que também fossem incluídos, no concurso, os cartórios com pendências administrativas ou judiciais. Porém, a decisão de Souza Junior, relator do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) 200810000013474, excluiu essas serventias.

Ele lembrou que, em decisão anterior, o próprio CNJ  determinou a inclusão de novas serventias, vagas após a publicação do edital inicial do concurso,” pois atende ao interesse público o máximo aproveitamento do certame com o provimento de todas as vacâncias existentes e que não signifiquem potenciais problemas para a continuidade e eficiência do serviço a ser prestado”. O assunto foi tratado no PCA 2007100000076267. No texto da liminar, o conselheiro recomendou a “imediata revisão do posicionamento da comissão do concurso”. Souza Junior diz que o caso será submetido ao pleno do Conselho em uma próxima sessão plenária.

 

Fonte: CNJ

Posts relacionados

TJMA julga inconstitucional resolução que regulamentava criação de municípios

Giovanna
12 anos ago

STJ reconhece ilegitimidade de mãe para prosseguir com execução de alimentos após morte do filho

Giovanna
7 anos ago

Nome do advogado que utiliza certificado digital deve constar na procuração

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile