Recivil
Blog

Legislação Participativa apresenta projeto para estimular núcleos de mediação familiar e Procons

A Comissão de Legislação Participativa aprovou sugestão de projeto de lei para estimular a criação de núcleos de mediação familiar e de Procons em cidades com mais de 15 mil habitantes (Sugestão 33/11). A sugestão foi apresentada pelo Conselho de Defesa Social do município de Estrela do Sul, o Condesesul (MG).

O conselho explica que alguns setores da área jurídica tentam centralizar a conciliação, pois temem a concorrência. Por isso, segundo o órgão, é preciso que o Estado incentive políticas efetivas de desjudicialização, principalmente em municípios que não são sede de comarcas. Além disso, para o Condesesul, há uma crescente judicialização de conflitos no Brasil em razão da ausência de meios extrajudiciais de solução de conflitos. O conselho citou o exemplo dos Procons cuja rapidez em relação ao Judiciário têm sido muito elogiada pela população.

O relator, deputado Dr. Grilo (SDD-MG), foi favorável à proposta. Para ele, a resolução dos conflitos mais simples por meio dos núcleos de mediação familiar pode diminuir as despesas no Judiciário e dar mais rapidez aos processos.

Tramitação 
A proposta tramitará como PL 6850/13 e ainda será distribuída para análise das comissões permanentes da Câmara.

Íntegra da proposta:


Fonte: Agência Câmara
 
 
 

Posts relacionados

Primeiro CNJ no Ar de 2011 destaca o novo Registro de Identidade Civil

Giovanna
12 anos ago

Veja o Estatuto do Recivil consolidado pela Assembléia Geral Extraordinária do dia 30 de julho

Giovanna
12 anos ago

Corregedor entrega dados sobre cartórios de Mato Grosso ao CNJ

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile