Recivil
Blog

Junta de interventores se reúne com CGJ-MG para uniformizar a expedição de CPF no RCPN

No dia 1º de Agosto de 2017, a Junta de Interventores do Recivil, composta pelos registradores Antônio Maximiano Santos Lima e José Augusto Silveira, reuniu-se na Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais com a Juíza Auxiliar da Corregedoria, Dra. Simone Abras e o gerente da GENOT, Dr. Iácones Batista com a finalidade de sugerir procedimentos que visam uniformizar a expedição de CPF pelas serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais no Estado, de forma a garantir a isonomia entre os usuários e a preservação dos conceitos registrais.

 

Questionado sobre a possibilidade de tornar obrigatória em Minas Gerais a emissão do CPF no momento da lavratura dos Registros de Nascimento, o Recivil se posicionou no sentido de que, principalmente nas serventias do interior do Estado, a inconstância dos serviços de internet pode impedir que o cadastro seja feito para todos os Registros.      

 

Também estava presente na reunião a Coordenadora da Comissão Gestora, registradora Márcia Fidelis Lima, que deu início às tratativas necessárias a viabilizar o convênio com a Corregedoria Geral de Justiça e o RECOMPE-MG acerca das informações de atos praticados enviados por todas as serventias extrajudiciais mineiras.

 

As informações eletrônicas, de forma muito mais prática e segura, substituirão o envio de papéis à Câmara de Compensação, a onerosa e laboriosa conferência dos documentos, trazendo facilidades a todos os registradores e notários e maior eficácia na gestão dos recursos.

 

Essa é uma das etapas do projeto de modernização do envio de informações ao RECOMPE-MG, aprovado pela Comissão Gestora no início do ano, cujo piloto está buscando mecanismos de facilitar os trabalhos e desonerar todos os envolvidos. A parceria com a Corregedoria já está sendo viabilizada.

 

 

Fonte: Junta de Interventores Recivil

Posts relacionados

CNB/MG alerta os tabeliães de notas a não firmarem convênios com empresas privadas que se utilizam da denominação de “cartório” ou congêneres

Giovanna
9 anos ago

Clipping – Valor Econômico – Divórcios em cartório já são alvo de fraudes

Giovanna
12 anos ago

Certidão negativa de débitos não pode ser exigida para lavrar escritura

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile