Recivil
Blog

Juiz de Fora recebe pela primeira vez ações da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Pela primeira vez, o município de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, recebe ações da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, programa nacional que tem como foco o combate ao sub-registro civil e a promoção da cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da documentação básica.

A abertura da iniciativa, ocorrida nesta segunda-feira (12/5), foi marcada pela ação “Rua de Direitos”, realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado de Minas Gerais (Recivil), que tem atuação essencial na emissão gratuita de certidões e na garantia do direito à identidade civil.

Moradores em situação de rua puderam obter certidões de nascimento e casamento, regularizar CPF e emitir a carteira de identidade — passos fundamentais para o acesso a benefícios sociais, políticas públicas e serviços básicos de saúde, educação e assistência.

Para o juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, o projeto é um marco na luta pela inclusão social: “Possibilitamos uma enormidade de serviços, com 42 parceiros voluntários contribuindo para dar cidadania a essas pessoas que, praticamente, estão invisíveis na nossa sociedade. A demanda delas é muito grande, principalmente por documentação”, afirmou o magistrado, que também anunciou a conquista de 20 vagas para internação voluntária imediata de pessoas em situação de rua interessadas em tratamento contra a dependência química.

O Registre-se segue até sexta-feira (16/5), com a expectativa de ampliar o alcance das ações em Juiz de Fora e garantir que mais pessoas possam deixar a invisibilidade social e exercer plenamente sua cidadania — com o apoio essencial do Recivil.

Posts relacionados

Corte europeia decide se gay pode adotar filho biológico do parceiro

Giovanna
12 anos ago

Projeto carioca propõe mudança de significado da palavra “família”

Giovanna
10 anos ago

Crianças Elegíveis à Adoção – Edital com prazo de 15 dias

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile