Recivil
Blog

Juiz concede a viúva retificação do atestado de óbito do esposo

O juiz André Costa Jucá, da comarca de Cidade Ocidental, concedeu a Joana Borges de Barros a retificação do atestado de óbito de seu esposo, Sebastião Silvério de Barros. Quando o documento foi elaborado, deixou de constar a existência de bens a inventariar, e o magistrado, por sua vez, considerou ser legítimo o pedido da viúva.

 

Para André Costa, a informação que ela pretende alterar traduz exatamente a realidade. "As certidões devem retratar a verdade existente, não podendo dessa forma, conter erros", frisou o magistrado. O entendimento do magistrado foi baseado no artigo 109 da Lei 6.015/73, que diz "quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no Registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas".

 

O magistrado ressaltou que, nesse caso, a viúva requereu a retificação e juntou documentos hábeis para comprovar os erros que ensejavam a retificação. Segundo ele, não há impedimento nenhum ou mesmo falta de interesse no seu pedido, em razão do interesse respaldado e da necessidade de retificar o documento, que deve expressar a legítima verdade. 

 

Fonte: TJGO

 

 

Posts relacionados

Nota de Falecimento – Oficiala de Registro Civil das Pessoas Naturais de Conselheiro Lafaiete

Giovanna
7 anos ago

Concurso MG – Edital n° 1/2014 – 2ª Retificação – CNJ determina anulação da prova oral

Giovanna
9 anos ago

Aviso nº 2/CGJ/2014 – CGJ-MG avisa data da nova solenidade coletiva de investidura na delegação dos serviços notariais e de registro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile