Recivil
Blog

Itália reduz tempo mínimo de separação prévia antes do divórcio

A Itália aprovou uma lei para reduzir o tempo que duas pessoas ficam casadas contra a própria vontade. A nova norma reduziu o tempo mínimo de separação exigido antes do divórcio. Antes, eram necessários três anos até o fim do casamento. Com a nova lei, bastam seis meses de separação em casos de divórcio consensual e um ano, se for litigioso.

 

A mudança foi aprovada em caráter definitivo pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22/4). É mais um passo dado pelo governo italiano para facilitar a dissolução dos casamentos. Em novembro passado, o divórcio consensual extrajudicial virou lei. Desde então, quando não há conflitos e nem filhos menores envolvidos, o casal não precisa ir à Justiça para pôr fim à união.

 

A redução do tempo de separação foi comemorada pelos advogados de família, embora boa parte defenda que o divórcio possa ser feito direto, sem necessidade de separação prévia.

 

A Itália não é o único país na Europa a exigir a separação antes do divórcio. Na Inglaterra, por exemplo, o casal precisa ficar pelo menos dois anos separado antes de se divorciar. Já na Alemanha, o divórcio pode ser assinado depois de um ano de separação consensual.

 

No Brasil, no entanto, não é necessário qualquer tempo de separação antes do pedido de divórcio.

 

 

Fonte: Conjur

 

 

Posts relacionados

Programa da Rádio Justiça discute se fim de namoro longo pode gerar indenização

Giovanna
12 anos ago

Ação de reconhecimento de união estável não desloca competência para julgar concessão de pensão por morte

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital n° 1/2014 – 2ª Retificação – EJEF informa que a sessão de proclamação e divulgação da classificação final do certame ocorrerá dia 23 de agosto

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile