Recivil
Blog

Itália é condenada por negar sobrenome materno

Corte Europeia determina que sobrenome da mãe é um direito.

Roma – A Itália foi condenada nesta terça-feira (7) pela Corte Europeia dos Direitos Humanos de Estrasburgo (CEDH) por violar os direitos de um casal ao ser impedido de atribuir à filha o sobrenome da mãe e não do pai.
 
Os pais devem ter o direito de dar aos filhos apenas o sobrenome da mãe, estabeleceu a CEDH. Na sentença, que se tornará definitiva nos próximos 3 meses, os juízes indicam que a Itália "deve adotar reformas" legislativas ou de outra natureza para remediar a violação.

Alessandra Cusan e Luigi Fazzo, casal de Milão, recorreu à CEDH depois que o Estado italiano impediu que eles registrassem no cartório de nascimentos a filha Maddalena, nascida em 26 de abril de 1999, com o sobrenome materno no lugar do paterno.

O casal que desde então lutou para garantir este direito, venceu hoje em Estrasburgo.

Os juízes da CEDH condenaram a Itália por ter violado o direito de não discriminação entre as partes envolvidas no que se refere a vida familiar e privada.

Em particular, os juízes defendem que "se a regra que estabelece que aos filhos legítimos seja atribuído o sobrenome do pai pode se revelar necessária na prática, e não necessariamente uma violação da convenção europeia dos direitos humanos, a inexistência de uma lei a esta regra no momento da inscrição no cartório de um novo nascimento é excessivamente rígida e discriminatória em relação às mulheres".

Na sentença os juízes destacam também que a possibilidade introduzida em 2000 de acrescentar ao nome paterno o materno não é suficiente para garantir a igualdade entre o casal e então as autoridades italianas deverão mudar a lei ou as práticas internas para acabar com a violação registrada.


Fonte: Exame
 
 
 

Posts relacionados

Recivil realiza Curso de Notas na cidade de Teófilo Otoni

Giovanna
12 anos ago

Ministério estuda registro gratuito de carteira de trabalho em cartório

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital nº 02/2011 – EJEF informa horário e local de realização das provas objetivas de seleção

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile