Recivil
Blog

Infância: acesso ampliado ao Cadastro Nacional de Adoção permitirá atuação mais efetiva do MP

Já está disponível para membros do Ministério Público em todo o Brasil o acesso ampliado ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça. A medida permite que promotores e procuradores da área da infância façam o cruzamento dos dados disponíveis no banco, comparando informações sobre as pessoas habilitadas para adoção com os perfis das crianças na fila de espera da adoção em todo o país.

O acesso ampliado era exclusivo para juízes e foi estendido aos membros do MP depois de negociação conduzida pela Comissão de Infância e Juventude do CNMP. "O objetivo é democratizar o acesso à informação no sistema de Justiça e, com isso, dar os membros do MP mais subsídios para uma atuação cada vez mais efetiva na área", explica a conselheira Sandra Lia, presidente da Comissão. A senha para o acesso ampliado é a mesma já utilizada para o acesso regular ao cadastro. Os promotores que não ainda têm senhas devem procurar o setor de informática do respectivo MP.

A Comissão de Infância e Juventude está concretizando o acesso dos membros do MP aos Cadastros Nacionais de Adolescentes em Conflito com a Lei (CNACL) e de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA), também mantidos pelo CNJ. Os acessos já foram autorizados, mas a viabilização depende apenas de ajustes técnicos. Nos dois casos, a distribuição de senhas será feita pelo próprio CNMP.

Fonte: IBDFAM

Posts relacionados

CGJ/MG expede aviso sobre extravio de selos de fiscalização de origem do Estado do Mato Grosso do Su

Giovanna
12 anos ago

Recivil realiza Curso de Qualificação em Registro Civil na cidade de Divinópolis

Giovanna
12 anos ago

Projeto torna mais clara definição de doação no Código Civil

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile