Recivil
Blog

Incra atua na erradicação do subregistro de nascimento no Maranhão

 A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão (MA) participa do Plano de Erradicação do Subregistro de Nascimento desenvolvido no estado. Com o objetivo de registrar crianças e adultos, seis municípios maranhenses serão visitados esta semana por órgãos integrantes do Comitê Estadual, iniciando as ações previstas para o ano de 2006. A Corregedoria Geral de Justiça e uma rede de parceiros formam o comitê estadual, que está empenhado em desenvolver o Plano para que todos os maranhenses tenham o direito ao registro civil, facilitando o acesso ao exercício da cidadania.

   O Plano prevê atendimento à população rural, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, populações ribeirinhas, indígenas, entre outros. O Superintendente Regional do Incra no estado, Raimundo Monteiro, informa que o Instituto participa da ação por meio do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural. O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Incra, que aderiu à Campanha Nacional de Erradicação do Subregistro de Nascimento desenvolvida pelo Governo Federal.

   Nos anos de 2003 e 2004, o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural participou de campanhas que contribuíram para a emissão do registro civil no Maranhão, estado que apresenta um dos piores índices de subregistro de nascimento no país.

Posts relacionados

TJRJ nega recurso de responsáveis por cartórios vagos

Giovanna
12 anos ago

Extradição e falsidade de registro civil de nascimento

Giovanna
10 anos ago

Direitos básicos de índios no MS serão garantidos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile