Recivil
Blog

III Congresso Estadual dos Registradores Civis de MG contará com a presença do Dr. Rodrigo da Cunha

                                

 

 

No dia 22 de novembro, o Dr. Rodrigo da Cunha Pereira dará uma palestra sobre o tema “Direito de Família para o século XXI“. Rodrigo da Cunha Pereira atua na área de Direito de Família há mais de 20 anos. É Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é aplicado estudioso dos assuntos da família.

 

Para atuar positivamente na resolução de conflitos familiares, ele foi buscar na Psicanálise uma nova forma de se pensar e de se fazer Direito de Família.

 

Quando as pessoas começaram a se casar por amor, a família deixou de ser essencialmente um núcleo econômico e de reprodução. Com isto ela se despatrimonializou e desierarquizou e o tripé sexo-casamento e reprodução já não é mais o esteio Direito de Família contemporâneo. A Constituição da República de 1988 retratou essa nova realidade da família, proporcionando uma verdadeira revolução no Direito de Família, instalando novos paradigmas jurídicos. A partir de então o afeto tornou-se um valor jurídico, ou melhor, um princípio jurídico norteador de todas as relações de família, inclusive criando novos institutos jurídicos e legitimando todos os arranjos e representações sociais da família.

 

Rodrigo da Cunha Pereira

 

Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná/UFPR e Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; Professor de Direito de Família da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC – MG; Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família/IBDFAM; Autor de vários livros e trabalhos em Direito de Família e Psicanálise; Advogado em Belo Horizonte/MG – Brasil, onde trabalha interdisciplinarmente com Direito e Psicanálise.

 



Dia 22 de novembro (sábado)

 

Direito de Família para o século XXI

10 horas

 

Posts relacionados

Acesse já a íntegra da edição de Maio/Junho da Revista Recivil

Giovanna
11 anos ago

Herança e dívidas – quem fica com quê – Jornal Estadão

Giovanna
8 anos ago

Portaria nº 3.457/CGJ/2014 – Determina a realização de Correição Extraordinária parcial na Comarca de Camanducaia para fiscalização dos serviços notariais e de registro

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile