Recivil
Blog

Homem ganha o direito de colocar apelido na certidão de nascimento

O juiz da 3° Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos de Goiânia, Sebastião Luiz Fleury, concedeu a Moysés Alves dos Santos o direito de incluir, como sobrenome, o apelido de “Profeta”, pseudônimo pelo qual ele é conhecido há 40 anos. 

Moysés, que nasceu em 1948, alegou que desde sua juventude, quando começou a pilotar motos, e em razão do seu prenome (personagem bíblico que conduziu os judeus pelo deserto), ganhou o apelido de “Profeta” nome que se difundiu entre as pessoas de seu convívio, familiares e terceiros e passou a fazer parte de sua identidade.

Profeta tomou a medida de pedir a retificação em seu registro civil com o objetivo de acrescentar o apelido, passando a chamar-se “Moysés Profeta Alves dos Santos”.

O magistrado observou na decisão que o acréscimo do referido apelido ao nome do requerente não trará prejuízos a terceiros, mesmo porque não haverá substituição do prenome e nem do patrocínio. Ele ordenou a inclusão do apelido “Profeta” na certidão de nascimento do autor.

 

Fonte: TJGO

 

Posts relacionados

Comissão aprova novas normas de concurso para dono de cartório

Giovanna
12 anos ago

No PA, justiça permite mudanças na certidão de nascimento de transexual

Giovanna
12 anos ago

Projeto permite exclusão de filiação ou de sobrenome de agressor do registro civil

Giovanna
5 anos ago
Sair da versão mobile