Recivil
Blog

Herdeiro pode pedir diferença salarial anterior à morte de servidor

Herdeiros de servidor público morto podem propor ação para receber diferenças salariais anteriores à morte do trabalhador. Esse foi o entendimento da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região. Para o colegiado, esses valores são créditos que integram a herança.

 

“Ainda que em vida se trate de verba personalíssima, após o óbito do servidor as parcelas remuneratórias não pagas pela Administração transferem-se normalmente com o direito de herança”, explicou o relator do incidente de uniformização, juiz federal Andrei Pitten Velloso.

 

O magistrado lembrou que a impossibilidade de os sucessores reclamarem as diferenças anteriores ao óbito causaria "enriquecimento ilícito da Administração”. O entendimento foi uniformizado em recurso interposto por uma pensionista que teve sua ação extinta pela 1ª Turma Recursal dos JEFs do Paraná.

 

A 1ª Turma justificou a negativa alegando ilegitimidade para postular o recebimento de diferenças remuneratórias devidas a servidor público. Velloso disse que a autora, “na condição de companheira, tem direito à totalidade da herança, por inexistirem parentes sucessíveis, de onde advém sua legitimidade ativa para a demanda”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

 

IUJEF 5012930-45.2012.404.7000/TRF

 

 

Fonte: Conjur

 

 

Posts relacionados

Encerradas as inscrições para Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas no município de Januária

Giovanna
12 anos ago

Saque de verbas trabalhistas não precisa de inventário

Giovanna
12 anos ago

Quem falsifica documento para sonegar só comete um crime

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile