Recivil
Blog

Exército afirma que homens transexuais deverão fazer alistamento

O exército brasileiro afirmou que os homens transexuais – aqueles que nasceram com o sexo biológico feminino, mas se identificam com o gênero masculino – precisam realizar o alistamento militar caso consigam a alteração do registro civil, independentemente da realização de cirurgia de redesignação sexual, conhecida popularmente como “mudança de sexo”.

 

De acordo com o Exército, o prazo de alistamento militar para transexuais é o mesmo válido para todos os homens maiores de 18 anos: até o próximo sábado (30). Para apresentar-se, porém, é preciso ter documento oficial em que consta o registro de sexo masculino. Em seguida, o jovem deve acessar a página oficial do processo ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar próxima da residência onde mora.

 

Já as mulheres transexuais – que nasceram em um corpo masculino, mas se identificam com o gênero oposto – estão dispensadas de se apresentar às Forças Armadas, mesmo não tendo realizado a cirurgia de transgenitalização.

 

Assim como no caso dos homens, contudo, é necessário que a Justiça já tenha determinado a retificação do registro civil do indivíduo, com sentença transitada em julgado, ou seja, sem a possibilidade de recurso.

 

O governo federal ressalta que quem não se alista “fica em débito com o Serviço Militar e não pode, por exemplo, obter passaporte, matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e obter carteira profissional”.

 

 

Fonte: Agora no RS

 

 

 

 

 

Posts relacionados

Aviso nº 02/2010 – CGJ-MG comunica extravio de selos de autenticidade fiscalização em Goiás

Giovanna
12 anos ago

Anoreg-BR decreta luto no dia 14 de fevereiro em todos cartórios brasileiros, pela tragédia do RJ

Giovanna
12 anos ago

Em caso de divórcio, imóvel adquirido pelo Minha Casa, Minha Vida fica com a mulher

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile