Recivil
Blog

Estado de Sergipe assina termo de cooperação para integrar a CRC do registro civil

O Estado de Sergipe será a próxima unidade da Federação a interligar-se com a Central de Informações do Registro Civil (CRC). Termo de cooperação assinado entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe (Anoreg-SE) prevê o acesso de todos os registradores civis sergipanos às funcionalidades da central.
 

Os cartórios de Registro Civil de Sergipe poderão utilizar todas as facilidades que o sistema oferece, como correição online, localização de desaparecidos, comunicações, CRC Jud, emissão de CPF no momento do registro de nascimento, certidões eletrônicas e buscas nacionais. “Nossa integração à CRC é importante para concretizar efetivamente a unificação dos cartórios de todos os Estados em âmbito nacional”, destacou o presidente da Anoreg-SE, Sérgio Abi-Sáber Rodrigues Pedrosa.
 

Mesmo antes da assinatura do convênio, alguns dos 81 cartórios de Registro Civil do Estado já utilizavam os serviços de busca desde o lançamento do sistema, mas a partir deste momento, o objetivo é fazer com que todas as serventias de Sergipe se integrem o mais breve possível. A liberação da ferramenta para todos os cartórios está inicialmente prevista para o mês de maio.
 

“Nosso Estado ainda enfrenta dificuldades, pois, apesar de existir um fundo de compensação dos atos gratuitos, ele atende parcialmente a necessidade dos cartórios”, disse o presidente da Anoreg-SE. “Não existe uma fonte de custeio que dê suporte a todos os atos gratuitos emitidos pelos registradores. A esse exemplo seguem, segundas vias de certidões gratuitas e prática de atos decorrentes de assistência judiciária”, apontou Sérgio, ressaltando que Sergipe poderá emitir certidões de outros Estados.
 

Para o vice-presidente da Arpen-SP, entidade que administra a Central, Luis Carlos Vendramin Junior, “a entrada de mais um integrante à CRC agrega força a toda a classe, pois traz celeridade e eficiência na prestação de serviço à população”.

 

 

Fonte: Arpen-SP

Posts relacionados

Secretaria de Estado de Governo concede e fixa proventos de aposentadoria

Giovanna
12 anos ago

Recivil promove recurso contra decisão que revogou delegações em Minas Gerais

Giovanna
12 anos ago

Política de promoção de Registro Civil avança em comitê do MDH

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile