Recivil
Blog

Eslováquia vota em referendo sobre adoção e casamento homossexual

Cerca de 4,2 milhões de eslovacos vão às urnas neste sábado para votar em um referendo sobre a proibição do casamento e a adoção para casais do mesmo sexo, promovido pelo partido Aliança pela Família (AZR).

 

Os quase 5.000 colégios eleitorais abriram de manhã e fecharão às 22h (19h de Brasília).

 

A votação transcorre sem grandes incidentes, apesar de o gabinete do presidente Andrej Kiska ter transmitido seu mal-estar pelo uso da imagem do chefe de Estado durante a campanha sem seu consentimento, segundo o jornal "SME".

 

Eslováquia não tem regulamentada a união de pessoas do mesmo sexo, e sua Constituição cita explicitamente desde outubro do ano passado que o casamento é uma união entre homem e mulher. Apesar disso, a AZR decidiu manter a questão a respeito nesta consulta.

 

O referendo conta com o apoio da Igreja Católica, e o papa Francisco permitiu que sua foto apareça na campanha da AZR, que pretende reforçar seus valores conservadores em um país com 70% de população cristã.

 

Para que o referendo seja válido, devem participar da consulta metade dos eleitores do país, ou seja, pouco mais de 2 milhões de pessoas, em um país de população de 5,3 milhões.

 

Segundo pesquisas de intenção de voto, a maioria da população é favorável a proibir o casamento gay e as adoções a casais do mesmo sexo. 

 

 

Fonte: UOL

 

 

Posts relacionados

Projeto prevê dobro de isenção para dependente adotado de orfanato

Giovanna
12 anos ago

SP registra 1º casamento civil direto entre mulheres

Giovanna
12 anos ago

CPF será o número público de identificação nacional do cidadão

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile