Recivil
Blog

Equipe da Corregedoria inicia avaliação dos cartórios no Piauí

A partir desta segunda-feira (06/04) uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça formada por juízes auxiliares e servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  mais representantes de notários e registradores de todo o país e especialistas em serviços cartoriais está no Piauí para avaliar a situação de todos os notários e registradores do Estado.   

O intuito dessa avaliação é preparar os estabelecimentos (cartórios) para a implementação de um projeto-piloto, partindo do Piauí, a fim de aprimorar os serviços extrajudiciais no Brasil – tais como registros de nascimento, registros de imóveis, certidões de óbito, bem como serviços de cartórios que lavram escrituras e de cartórios que lavram protestos, entre outros. 

O projeto está sendo elaborado por parte do CNJ com a parceria dos representantes do segmento e de órgãos diversos, como os ministérios da Justiça e da Previdência Social e a Casa Civil da Presidência da República.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria, Ricardo Chimenti, o trabalho consiste na continuidade do que foi iniciado anteriormente, quando a corregedoria enviou uma petição convocando representantes de vários cartórios para que apresentassem sugestões que levassem a uma melhoria dos serviços extrajudiciais. As sugestões foram apresentadas numa reunião entre notários e registradores, o que resultou no desenvolvimento desse projeto-piloto, em vias de ser implementado.

 

Fonte: CNJ

Posts relacionados

Clipping – Artigo – Cartórios, atividade pública ou privada? (II) – Jornal Diário do Comércio

Giovanna
12 anos ago

Divulgação de casamento pode deixar de ser obrigatória

Giovanna
12 anos ago

CNJ homologa convênio dos Ofícios da Cidadania para emissão de certificados digitais ICP Brasil em Cartórios de RCPN

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile