Recivil
Blog

Eleitores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, vetam casamento entre pessoas do mesmo sexo

Brasília – Em referendo, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, 59% dos eleitores votaram a favor da proibição da união civil entre pessoas do mesmo sexo, segundo resultados preliminares. Atualmente, a legislação da Carolina do Norte estabelece que os casais do mesmo sexo não podem se casar. Segundo a lei, casamento é apenas entre homem e mulher.

Dos 50 estados norte-americanos, 30 têm emendas constitucionais que proíbem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O casamento homossexual é legal nos estados norte-americanos de Nova York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, no distrito de Columbia, que pertence a Washington, capital do país.

Também é legal a união civil entre homossexuais nos estados de Delaware, do Havai, Illinois, New Jersey e Rhode Island. Cerca de 50% dos norte-americanos apoiam o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais, segundo pesquisa de opinião feita pelo Instituto Gallup, divulgada ontem (8).

O resultado do referendo é uma vitória para os setores mais conservadores dos Estados Unidos no momento em que o presidente norte-americano, Barack Obama, é pressionado a assumir uma posição pública sobre o tema.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no fim de semana que se sente “confortável” com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O secretário da Educação (o equivalente a ministro da pasta no Brasil), Arne Duncan, também disse apoiar a união entre homossexuais.

Em 2008, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, Obama apoiou a união entre pessoas do mesmo sexo, mas disse que se opunha ao casamento. No final de 2010, ele disse que sua posição sobre o assunto “estava evoluindo”, mas não voltou a mencionar o tema.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Posts relacionados

Aviso nº 33/CGJ/2015 – Avisa sobre datas e locais das reuniões preparatórias da Etapa VI do cronograma de expansão da implantação do Selo de Fiscalização Eletrônico

Giovanna
10 anos ago

IAB defenderá no STF direito sucessório igual para cônjuges e companheiros

Giovanna
9 anos ago

CNJ Baixa o Teto

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile